Tia que engravidou aos 61 anos para que sobrinha realizasse o sonho de ser mãe dá à luz
07/11/2024
Isaac nasceu saudável e está com os pais biológicos. Barriga solidária permitiu gestação embrião de casal que não podia ter filhos. Tia que engravidou aos 61 anos para que sobrinha realizasse o sonho de ser mãe dá à luz
A tia que engravidou aos 61 anos para que sua sobrinha realizasse o sonho de ser mãe deu à luz ao bebê Isaac. Eleusa de Lacerda foi barriga solidária para Keila Silva, que tem uma condição que a impede de engravidar.
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
Isaac nasceu na quarta-feira (6), por um parto agendado, acompanhado com exclusividade pela TV Anhanguera. O bebê chegou com 49 centímetros e 2,2 quilos.
Keila Silva e Elias de Sá, em Goiás
Reprodução/TV Anhanguera
“Isaac nasceu super bem. É um bebê que nasceu chorando alto, com o Apgar, que é a notinha do nascimento, maravilhosa, e com exame físico perfeito”, afirmou o pediatra que recebeu o bebê, Guilherme Vilela.
Após ser examinado, Isaac foi colocado em contato com Keila e Elias de Sá, os pais biológicos. Nos primeiros três meses de vida, a recomendação médica é que o bebê não tenha contato com sua tia-avó, que foi sua barriga solidária.
LEIA TAMBÉM:
ENTENDA: Tia engravida aos 61 anos para que sobrinha realize o sonho de ser mãe
'MEU PRESENTE: Maquiadora gera filhos para amigas que sonham em ser mães
NERPOPOLIS: Mulher que perdeu o útero realiza o sonho de ser mãe após irmã se tornar barriga solidária
Sobre o caso
Isaac, que nasceu de barriga solidária, em Goiás.
Reprodução/TV Anhanguera
Em entrevista à TV Anhanguera, o ginecologista e obstetra Leonardo Ferreira explicou que Keila possui o que chamou de útero rudimentar, que não é capaz de gerar uma criança.
“O útero [de Keila] não possui condições anatômicas para uma gestação. No entanto, os ovários são saudáveis e produzem óvulos que, quando fertilizados com o sêmen do marido, formam embriões,” detalhou o médico.
Com apoio médico, o casal decidiu congelar seis embriões. Eleusa passou por exames médicos e obteve aprovação do Conselho Regional de Medicina para iniciar o procedimento da barriga solidária.
Embora as primeiras tentativas não tenham tido sucesso, a equipe médica encontrou um embrião viável, que foi implantado em Eleuza e a gestação avançou. A tia de Keila é viúva e nunca teve filhos.
“Não foi fácil para ela, e sem o apoio dela não conseguiríamos realizar esse sonho de ter o nosso bebê,” disse Keila.
Eleusa Lacerda, de 61 anos, aceitou levar a gravidez do filho de Keila, de 43 anos, e do marido dela, Elias de Sá, de 46 anos, em Goiânia
Reprodução/TV Anhanguera
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás